Como elaborar um bom currículo

| |



O currículo é a maneira mais eficaz de transmitir a empresa seus objetivos, formação, dados pessoais. É a porta de entrada para se ter oportunidade no mercado de trabalho, cada dia mais e mais os recrutadores estão com olhos minuciosos para entrevistar profissionais com potencial para a vaga em aberto. Para se ter oportunidade o candidato deve-se atentar a todos os detalhes para não cometer erros e o currículo passar por despercebido.
Ai vão algumas dicas para seu currículo ser destaque para as empresas;

01. Fale a verdade, não perca seu tempo inventando atividades que não fez, se é um pré-requisito para a vaga, faça cursos assim terá mais firmeza para descrever na entrevista;

02. Coloque apenas os dados que são importantes no currículo, nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no início. Não se esqueça de colocar telefones e e-mail para contato de forma visível para que o recrutador tenha seus contatos com facilidade;

03. Tenha objetivo profissional, deve ser escrito em apenas uma linha e em destaque, não coloque mais de um objetivo;

04. Formação acadêmica, nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou,coloque em ordem decrescente, desta forma fica fácil ver quando e qual foi o ultimo curso que fez. Siga essa ordem, pós-graduação/ graduação/ ensino técnico/ médio. Não é necessário citar em seu currículo a instituição que cursou ensino médio se já é formado em alguma universidade. Cursos extracurriculares, idiomas e informática, devem ser criados um novo campo em seu currículo, seja breve, coloque apenas nome do curso, instituição e período, não se esqueça de citar apenas os cursos relacionados à área de interesse.

05. Experiências profissionais coloque o nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma clara e objetiva. Fique atento na descrição das atribuições, pois é através deste item que o selecionador vai conhecer seu potencial.

Não faça diversas paginas para o seu currículo, lembre-se que tem outros candidatos concorrendo à mesma vaga e o selecionador não tem muito tempo para ficar analisando paginas e mais paginas.

Em caso de vagas para vendedores, modelos, é necessário anexar uma foto 3x4 de boa qualidade, essa é uma das exigências para vagas deste tipo.

Para quem está em busca do primeiro emprego lembre-se que existem vagas especificas para jovem aprendiz e estagiários, para elaborar currículos para o primeiro emprego como experiências na escola, cursos e trabalhos voluntários, se já tem experiência em alguma área especifica coloque em seu currículo, caso contrario coloque “A disposição da empresa" como objetivo profissional.

Coloque pretensão salarial se somente se a empresa solicitar, caso contrario esse assunto será discutido na entrevista.

Evite erros de português e digitação, revise com muita atenção e muita calma quando o currículo já estiver pronto. Não utilize fontes muito alternativas o currículo é um documento formal, algumas fontes bastante utilizadas, Área ou Times New Roman e tamanho 10 ou 12. Ao ser chamado para entrevista leve seus documentos pessoais, não se esqueça de imprimir seu currículo em papel branco de boa qualidade, não dobre leve dentro de uma pasta e boa sorte.


Beijos e até a próxima!