Educação Financeira

| |




É engraçado como o tempo nos mostra quem devemos ser realmente, o mundo nos mostra o certo e o errado, temos escolhas que por vacilo nosso acabamos por distanciar ainda mais de nossos sonhos. Quando criança sempre sonhava com o trabalho, ter responsabilidades, crescer, ter meu próprio dinheiro e comprar o que quiser, chegou o dia de trabalhar e lá estava feliz, passou primeiro mês, ganhei meu primeiro salário e o que eu fiz com ele? Comprei roupas, sempre foi esse meu desejo, trabalhar para comprar coisas que não fazem sentido na vida, apenas nos faz ter mais destaque na sociedade. 

O mundo exige tanto de nós que as vezes não sabemos por onde começar, nos perdemos completamente, não temos direção. Nossos pais nos mostram o que deram certo pra eles, para que erre nos pontos que eles erraram, mas será que sempre dará certo? Não, quase todos são prova disso, tem os que erram na escola, tem os que erram na faculdade, no trabalho e os que erram na vida. Será que ganhar rios de dinheiro é a solução para todos os problemas? Será que ser rico? resolve tudo? Com dinheiro tudo se paga? Com dinheiro você tem amor? Tem carreira? Tem amigos? Tem família? Quase todos dizem que a felicidade está no dinheiro, que sem dinheiro nada se resolve. E aqueles casos reais que a pessoa não tinha nada, NADA MESMO, e conseguiu subir na vida, o SUBIR NA VIDA não é enriquecer, é conseguir sobreviver, ter defesa de todas as novidades que o mundo propõe. Se hoje você CLT fosse demitido, como você daria seqüência a sua vida? Como pagaria seus impostos? Suas contas, escola do filho, carro, imóvel, alimento. Por quanto tempo você conseguiria ficar nessa? Iria pedir empréstimo para pagar o que deve, para apenas substituir uma conta pro outra, essa não é a melhor solução. 

Quase ninguém tem educação financeira, tem os que não sabem nem qual seu salário, não sabe nem quanto gastou no mês. É difícil entender, mas quando viemos ao mundo a sociedade sempre exigiu de alguma forma de nós, e alguma vez caímos na tentação, celular do momento, carro do ano, roupa da moda, cartão de crédito quase estourando, alias quem apresentou esse bendito, quem teve essa ideia de que podemos comprar o mundo com ele, quando surgiu eram só os clientes TOPS que podiam ter, era feita toda analise do perfil do cliente era como se fosse um histórico nele tinha informações se o cliente pagava no vencimento suas contas de luz, água, gás. Surgiu depois do cheque, e foi por necessidade Frank MacNamara esqueceu o dinheiro e o cheque para pagar sua conta no restaurante. Na verdade o cartão deveria ser usado em casos de extrema necessidade, você precisa dessa blusa agora? Não! 
Então porque vai comprar? E foram através dessa e outras facilidades que não conseguimos pensar em nós primeiro. Faça o teste por um mês, pense que você é uma conta de Luz e todo mês você tem que se pagar se não pagar corta a luz. Você deve ser a conta mais importante acima de todas as outras, o dinheiro que recebe pague a si mesmo primeiro, é isso mesmo que você está entendendo, poupar, mão não ver a poupança como algo que SE DER EU GUARDO - Não!!!!!

Tem que dar, se comprometa com você faça com que seu lado de ativos sejam maiores do que o passivo, acredite, você conseguirá viver mais e melhor, nada adianta ganhar 1 milhão de dólares se não sabe como cuidar desse dinheiro vai passar o tempo e vai parecer como se estivesse na mesma. Não aceite formas de pagamento facilitadas, você é capaz de poupar, esperar e comprar quando puder. Acredite nas aplicações financeiras, tenha interesse em conhece-lás, não é esse bicho de 7 cabeças que demonstram por ai. O seu mundo só poderá ser diferente se a diferença começar por você. 

 Beijos e até a próxima!